Interculturalidade e decolonialidade no contexto indígena

Approximation between theoretical concepts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10667084

Palavras-chave:

interculturalidade, diversidade, decolonial, povos originários

Resumo

O presente artigo consiste em um recorte da tese de doutoramento[1], que aborda uma discussão epistêmica, a partir de uma revisão da literatura, sobre a concepção de conceitos centrais para compreender a luta por direitos à diversidade dos povos originários. Nessa direção, o objetivo deste estudo centra-se na promoção da diversidade sociocultural, consistente em uma linha que entrecruza a interculturalidade e está alinhada à investigação de sua concepção, um dos eixos basilares da educação e da cultura indígena. No bojo desta apresentação, ensejamos o contexto de diversidade linguística e cultural brasileira, em que os povos indígenas são protagonistas, antecedidos por diversas modificações, a fim de alçar seus direitos tanto no âmbito social quanto linguístico.

 

[1]     O presente artigo é um recorte da minha tese de doutoramento, defendida em 2020, realizada com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001.

 

 

Biografia do Autor

Rodriana Dias Coelho Costa, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística Aplicada Crítica, numa perspectiva Intercultural e (inter)cultural, pela Universidade de Brasília (UnB), no ensino-aprendizagem do português como língua adicional. Foi bolsista de doutorado-sanduíche, na UNIVERSITÀ DEGLI STUDI G.D'ANNUNZIO-PESCARA, Itália, via Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento - CAPES. Foi integrante do grupo de estudos e pesquisa GECAL coordenado pelo Prof. Dr. Kléber Silva. É Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2014) e foi bolsista CNPq na modalidade GM (2012-2014) com concentração em Estudos Linguísticos, numa perspectiva funcionalista-tipológico. Participou do grupo de estudos GEF, Grupo de Estudos Funcionalistas: análise, descrição e ensino. É graduada em Letras (habilitação em Português) pela Universidade Federal de Goiás (2012). Participou como pesquisadora bolsista de Iniciação Científica (2011-2012) sobre o estabelecimento da concordância de sujeito-verbo em textos de alunos universitários, coordenado pela Prof.ª Drª. Mirian Santos de Cerqueira. Participou do grupo de estudos LIFT, Línguas Indígenas e o Funcionalismo Tipológico como pesquisadora voluntária de iniciação científica (2009-2011) sobre a gramática Jê, coordenado pela Prof.ª Drª. Christiane Oliveira. Atuou como professora no Curso de Educação Indígena Intercultural, da Universidade Federal de Goiás, na área de português como Segunda língua/Língua adicional. Atualmente, é professora de Língua portuguesa e literatura no Instituto Federal de Goiás- Câmpus Goiânia. Áreas de interesse: línguas indígenas, políticas linguísticas, práticas de letramentos e culturas.

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Publicado

12/14/2023 — Atualizado em 12/14/2023

Como Citar

Dias Coelho Costa, R. (2023). Interculturalidade e decolonialidade no contexto indígena: Approximation between theoretical concepts. Revista Goyazes, 1(1), 143–164. https://doi.org/10.5281/zenodo.10667084

Edição

Seção

Artigos